Designação do Projeto: TRY CENTRO DE PORTUGAL – NOVOS PRODUTOS, EVENTOS E SERVIÇOS DE TURISMO ATIVO, CULTURAL E DESPORTIVO NA NATUREZA

Código do Projeto: 17/SI/2016 – QI PME (Projetos Individuais – Internacionalização)

Objetivo principal: Reforçar a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas

Região de Intervenção: CENTRO

Entidade Beneficiária: Upstream – Valorização do Território, S.A.

Data da Aprovação: 18/12/2018

Data do Início: 01/07/2017

Data de Conclusão: 31/12/2019

Custo Total Elegível: 207.081,63€

Apoio Financeiro da União Europeia: CENTRO-02-0752-feder-025556

Objetivos, atividade e resultados esperados:

A UPSTREAM dedica a sua atividade à organização de atividades, experiências, programas e eventos de animação turística, desportiva, ambiental, cultural e de bem-estar, que utilizam e valorizam os recursos naturais, culturais e patrimoniais do território nacional. A empresa promove e gere uma rede de serviços e uma plataforma de “booking” para o portfólio de experiências turísticas de promoção próprias e de desenvolvidas pela rede de parceiros a  estabelecer. Esta plataforma permitirá a elaboração de rotas, mapas e “road-books” georreferenciados em função das preferências do viajante.

Objetivos:

  • Promover o território Portugal nos mercados externos, adaptando-se às mudanças e motivações diversificadas dos turistas;
  • – Apostar nas ações de marketing digital para promover o serviço, ao mesmo tempo em que aposta na criação de programas turísticos próprios de modo a proporcionar experiências diversificadas aos seus clientes.

Ações em curso:

  • Participação em feiras internacionais, como expositor, como pro exemplo FITUR Madrid, ITB Berlin, WTM Londres, ABAV São Paulo;
  • Presença na web: aposta em campanhas de SEO para aumentar a visibilidade da empresa nos motores de busca;
  • – Desenvolvimento e promoção internacional de marcas: desenvolvimento e registo internacional da marca, aumentado a notoriedade da empresa nos mercados externos e de forma a criar uma imagem forte e sólida a nível internacional;
  • Prospecção e presença em mercados internacionais: realização de ações de prospecção em mercados internacionais com o objetivo de estudar os mercados e as ofertas dos concorrentes, bem como angariar novos cliente e desenvolver parcerias nos mercados externos. Adicionalmente, a Upstream irá realizar ações de missão inversa com o intuito de dar a conhecer a empresa e os seus produtos a clientes, operadores, media e bloggers;
  • Marketing internacional: realização de um estudo de mercado que visa analisar os mercados alvo e definir a estratégia de internacionalização e elaboração de um plano de marketing internacional com o intuito de obter informação acerca dos concorrentes e definição das ações a desenvolver;
  • Desenvolvimento de material promocional multilingues para apresentar a empresa e os seus serviços aos clientes;
  • A Upstream irá realizar ações de marketing em unidades hoteleiras nacionais para os turistas estrangeiros que estão ai hospedados e irá realizar uma galeria fotográfica e vídeos promocionais que será disponibilizados no website para que potenciais clientes e parceiros tenham acesso e serão utilizados nas férias internacionais com o intuito de divulgar os produtos, a marca e a empresa a um maior número de potências clientes possível;
  • – A empresa irá investir na contratação de serviços de assessoria internacional de Relações Públicas para auxiliar nas ações a decorrer nos mercados externos, nomeadamente serviços de tradução, assessoria de imprensa, follow up e lançamento de produtos;
  • Desenvolver conteúdos para divulgação dos serviços e da empresa nos mercados externos através de publicidade digital e em imprensa especializada, newsletters, blogs e artigos;
  • A empresa irá desenvolver expositores promocionais para suporte dos materiais durante as ações de promoção que vias aumentar a visibilidade da empresa;

Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas:

  • contratação de 2 técnicos qualificados para auxiliarem a empresa no processo de internacionalização, nomeadamente na promoção, divulgação e desenvolvimento de ações a nível internacional.

A empresa pretende a internacionalização em 21 mercados externos.