8 dias
Duração
Todo o ano
Época
Centro
Localização

Caminhe pela Serra da Estrela, a mais alta montanha de Portugal Continental, com as suas extraordinárias lagoas glaciares, profundos vales e bonitos rios.

Siga os passos ancestrais dos pastores para descobrir onde começa o grande rio, os diferentes habitats se encontram e onde o Homem encontrou o seu refúgio sob o sol ardente do Mediterrâneo. Aqui encontrará um território que brota energia. gastronomia genuína e tradições, rico em trilhos e caminhos. A andar ou de bicicleta, desafiamo-lo para uma viagem feita ao ritmo do tempo e a assistir a um pôr-do-sol que lhe vai oferecer uma panóplia de luzes, cores e cheiros.

LOCAL  DE PARTIDA/CHEGADA
Penhas da Saúde
DURAÇÃO

7 dias

LEVAR
Roupa e calçado confortável e apropriado para caminha/andar de bicicleta; chapéu ou boné.
INCLUÍDO
Seguros de responsabilidade civil e acidentes pessoais 6 noites em quarto duplo com pequeno-almoço 5 Almoços
1 Jantar Transporte do equipamento durante o programa Navegação por GPS
Informação de percurso / Road Book  Linha direta 24h
NÃO INCLUÍDO
Refeições excepto pequeno-almoço e Jantar no 1º dia Equipamento desportivo pessoal
Transporte para início e fim da atividade  Guia

Recomendado: Abril-Junho; Setembro-Novembro

Resort de Montanha e Hotéis de 4*

Day 1
Chegada ao Fundão. Briefing de boas-vindas e distribuição de Road-Books e equipamentos. Check-in no hotel. Jantar no local sugerido (não incl.)
Day 2
Encontro no hotel e saída para o início do percurso do Vale Glaciar do Zêzere (11 km). Almoço típico em Manteigas e visita à fábrica de Burel. Os imensos vales da Serra da Estrela apresentam não só uma beleza paisagística singular, como revelam a melhor simbiose entre o Homem e a Natureza num cenário privilegiado. Transfer de regresso ao hotel. Resto do dia livre.
Day 3
Rota das 6 Lagoas (9 km), em pleno planalto central da Serra da Estrela. Um cenário inóspito, marcado por uma paisagem e vegetação de altitude, onde se destacam o zimbro alpino, os granitos moldados pela ação erosiva da neve, água e gelo, e as lagoas de origem glaciar. Almoço típico e visita ao Centro Histórico da Covilhã e Museu da Lã. Transfer de regresso ao hotel. Resto do dia livre.
Day 4
Seguimos o percurso ribeirinho que acompanha o sinuoso Rio Zêzere ao longo de 12 km da GR “Grande Rota do Zêzere” passando por aldeias de Xisto e recantos com praias fluviais, num ambiente marcado por densos pinheiros e ruralidade. Almoço na aldeia de xisto de Janeiro de Cima, visita a um ateliê onde tapetes artesanais são tecidos em teares antigos, e mergulho na bela praia fluvial no final do dia. Transfer de regresso ao hotel. Resto do dia livre.
Day 5
De Idanha-a-Nova percorremos 12 km no “Percurso Pedestre Transeuropeu” que liga Lisboa à cidade romena de Constanza, nas margens do Mar Negro. Passaremos por santuários milenares, pela cidade romana da Egitânia e subiremos à histórica vila de Monsanto, onde almoçaremos. Seguimos para as arribas quartzíticas da península Apalache de Penha Garcia, a caminho das Termas de Monfortinho, onde podemos descansar. Transfer de regresso ao hotel. Resto do dia livre.
Day 6
Visitamos o centro histórico de Belmonte (Museu Judaico, Castelo e Igreja de Santiago) e entramos na “Rota das Grandes Aldeias Históricas”, ao longo de 18 km de trilhos e caminhos rurais. Subimos pelas canadas, calçadas romanas e medievais até ao portão oeste do Castelo da vila histórica de Sortelha, junto ao antigo hospital. Almoço típico em Sortelha e visita a uma quinta de ovelhas, com experiências locais ao final do dia. Transfer de regresso ao hotel. Resto do dia livre.
Day 7
A partir da aldeia templária de Castelo Novo, subimos a Serra da Gardunha por caminhos de pastores e mistérios… Descemos a Alpedrinha, por uma importante estrada romana, e paramos para apreciar o património histórico desta antiga aldeia, antes do habitual almoço típico para retemperar os 12 km percorridos. Se nos encontrarmos a meio da época da cereja, fruta típica e representativa da região, teremos de participar na respetiva apanha numa quinta tradicional e provar os diversos produtos à base de cerejas. Transfer de regresso ao hotel. Resto do dia livre.
Day 8
Dia de regresso. Ficamos com uma pequena ideia da riqueza da diversidade natural e cultural do interior de Portugal. Aqui esperamos novamente para guiá-lo por novas e interessantes descobertas!