8 dias
Duração
Todo o ano
Época
Centro
Localização

O supercontinente Pangea formou-se à cerca de 250 milhões de anos atrás e deu origem aos relevos “apalaches” que cruzam vários países atuais.

O trilho contínuo mais longo de pegadas humanas no mundo (3.500 km em todo o Canadá e EUA, visitado anualmente por 4 milhões de pessoas) foi encontrado para se conectar geologicamente à cordilheira do maciço central português.

Você irá atravessar milhões de anos de história da Terra ao longo de 450 km de trilhos antigos e tradicionais que se estendem da fronteira espanhola para Lisboa.

O início e os pontos de extremidade alternativos para as atividades e rotas ao longo do caminho oferecem flexibilidade para escolher qual a duração e dificuldade que melhor se adequa a si.

PARTIDA/CHEGADA Monfortinho
DURAÇÃO

8 dias

USAR Roupa e calçado confortável e apropriado para caminhadas /  ciclismo, chapéu ou boné.
INCLUÍDO
Seguros de responsabilidade civil e acidentes pessoais 7 noites em quarto duplo com pequeno-almoço
2 jantares Transporte do equipamento durante o programa
Equipamento Live Tracker com SOS  Linha Direta 24h
Informação de percurso / Road-Book Navegação por GPS
NÃO INCLUÍDO
Refeições, excepto pequeno-almoço e jantar no 1º e 7º dia Equipamento desportivo pessoal
Transporte para início e fim da atividade  Guia

Recomendado: Abril-Junho; Setembro-Novembro

Casas Rurais, Hotéis de 4*

Day 1
Briefing de boas-vindas no hotel SPA de Monfortinho. Tempo livre para fazer uma massagem no SPA e passear pela fronteira com Espanha. Jantar no hotel.
Day 2
Caminhada de Monfortinho à Aldeia Templária de Penha Garcia seguindo o relevo geológico. Almoço livre e continuação da caminhada ao longo do vale em direção à antiga vila de Monsanto (total aprox. 27 km). Reserve algum tempo para visitar Monsanto, eleita a vila mais típica de Portugal. Almoço e jantar não incluídos.
Day 3
Trasfer para o ponto de partida em Penha Garcia para visita ao património paleontológico e continuação pela cordilheira. Descida ao vale, visita e almoço em aldeias rurais típicas e subida ao Castelo de Penamacor (total aprox. 25 km). Check-in no hotel e tempo para visitar Penamacor. Almoço e jantar não incluídos.
Day 4
Caminhada desde Penamacor, em encostas suaves mas num percurso mais longo e solitário (cerca de 35 km), alternando bosques e paisagens rurais, até à aldeia serrana de Alcaide. Transfer para o hotel do Fundão, onde poderá procurar uma refeição tradicional. Lunch-box incluída; jantar não incluído.
Day 5
Regresso aos cumes das montanhas, percorrendo a serra da Gardunha até Janeiro de Cima, numa etapa desafiante. (Total aprox. 35 Km). Check-in em casa rural local. Visite a típica vila e refresque-se na praia fluvial. Almoço e jantar incluídos.
Day 6
Caminhada no SIAAT Trilha dos Apalaches (1ª parte) com passagem pelas aldeias rurais de Orvalho e Estreito (total aprox. 20Km). Chegada e almoço no Restaurante Adega dos Apalaches, na aldeia de Roqueiro. Transfer e check-in no hotel em Oleiros. Jantar não incluído.
Day 7
SIAAT Trilha dos Apalaches (2ª parte) caminhada nas montanhas ao redor de Oleiros (aprox. 15 km). Almoço livre em Oleiros. À tarde, tempo para descanso ou visitas opcionais. Jantar no hotel de Oleiros.
Day 8
Fim das atividades e partida. Os Apalaches portugueses aguardam o seu regresso para seguir os caminhos até ao ponto mais ocidental da Europa, no Cabo da Roca, Sintra!