Passeio turístico que leva a conhecer o Alentejo e Ribatejo a pé, entre locais de culto e fé ligados à Ordem de Santiago, património cultural e histórico e a beleza natural de locais como Santarém e Salvaterra de Magos.
Ao todo, são 1400 os quilómetros que compõe os novos Caminhos de Santiago no Sul, inaugurados há um ano pelas mãos da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e que liga mais de 40 localidades nestas duas regiões como Alcoutim, Grândola, Mértola, Alandroal, Marvão, Odemira e Golegã. Agora, chega o primeiro programa turístico que dá a conhecer, a pé, a presença e influência da Ordem de Santiago por estes lados, com visitas a património religioso, cultural, histórico e de culto, ou não fosse esta a responsável pela conquista de grande parte do território português a sul do Tejo.
Trata-se do primeiro de um pacote de tours de autor, especializados numa temática e sempre na presença de um especialista. Na companhia do historiador Paulo Almeida Fernandes, com obra publicada sobre este tema, a Evasões visitou alguns alguns dos locais desta viagem que durou sete dias, em Santarém e Salvaterra de Magos, destinada não só a peregrinos mas a quem gosta do contacto com a natureza ou simplesmente pretende conhecer melhor o país. “O trabalho de levantamento destas viagens é moroso, mas muito grafiticante”, explica Catherine Freitas, responsável pela Try Portugal, amante das caminhadas. “Fiz os Caminhos de Santiago em 2002 e nunca mais parei”, remata. Para o futuro, a Try já tem pensadas viagens guiadas pelas conquistas dos Templários, ou pelos Caminhos de Fátima.