Nos próximos dias o sol vai estar abrasador, mas isso não pode ser razão para perder a Festa dos Tabuleiros em Tomar, que só se realiza de quatro em quatro anos!
É uma das mais antigas festas do nosso país, associada ao culto do Espírito Santo, cujos símbolos – a Pomba ou a Cruz de Cristo e a Coroa – estão bem evidenciados nos tabuleiros que as raparigas transportam no cortejo pelas ruas da Cidade Templária.
Os cerca de 750 tabuleiros, em representação das freguesias do concelho, devem ter a altura das raparigas que os transportam, e são feitos de 30 pães de formato especial (aos quais se atribuíam virtudes milagrosas), enfiados em canas, ornadas com flores de papel e espigas.
A benção dos tabuleiros, as ruas ornamentadas, as colchas colocadas nas janelas, o lançar de flores sobre o cortejo dos tabuleiros, constituído por centenas de raparigas que transportam à cabeça os tabuleiros, é um espectáculo inesquecível.
A Festa dos Tabuleiros já se iniciou mas tem os seus pontos altos a partir de amanhã:
7 de julho – Sexta feira – 18H00 – Cortejo do Mordomo
8 de julho – Sábado – 10H00 – Cortejos Parciais dos Tabuleiros; 13H00 – Exposição dos Tabuleiros;
9 de julho – Domingo – 09H30 – Procissão das Coroas e Pendões do Espírito Santo; 16H00 – Cortejo dos Tabuleiros
10 de julho – Segunda feira – 10H00 – Distribuição da Pêza (partilha do pão e da carne pelas populações)
Oportunidade excelente para visitar também o misterioso legado Templário em Tomar e, se o calor apertar, dar um mergulho nas águas azuis da albufeira de Castelo de Bode.