Sistem de Incentivos às Empresas – Internacionalização das PME
Designação do Projeto: Internacionalização Upstream – Try Portugal e Try Out – Economia digital e E-Commerce.
Código do Projeto: CENTRO-02-0752-FEDER-047920
Objetivo temático: OT3 – Reforçar a competitividade das PME. Projetos individuais – Internacionalização E-Commerce e Transformação Digital
Região de Intervenção: CENTRO
Entidade Beneficiária: Upstream – Valorização do Território, S.A.
Data da Aprovação: 15/04/2021
Data do Início: 08/06/2020
Data de Conclusão: 06/06/2022
Investimento: 389.650,00€
Apoio Financeiro da União Europeia: 143.617,50€
Objetivos, atividade e resultados esperados: A Upstream Valorização do Território S.A. pretende investir de forma concertada na criação de plataforma digital “marketplace” de forma a poder exponenciar a venda dos seus produtos e ofertas, em particular no mercado internacional, onde já tem vindo a desenvolver alguns contactos. Pretende também ser uma referência na promoção internacional do destino Portugal para Turismo Experiencial, privilegiando uma postura inovadora e digital que incorpore os ativos diferenciadores que enriquecem a experiência turística, integrando e valorizando os agentes da cadeia de valor do Turismo. Tem como missão desenvolver as tecnologias, estruturar as parcerias que permitam assumir a liderança na criação e comercialização de programas e eventos de Turismo Ativo, Cultural e Desportivo, que contribuam para valorizar os territórios do interior e promover o destino Portugal nos mercados Internacionais, consolidando a sua posição nos segmentos a que se propõe.
Objetivos:
(1) Investir na promoção internacional da marca TRY PORTUGAL na operação turística online para Turismo Ativo, Cultural e Desportivo em Portugal;
(2) Desenvolver ferramentas digitais que permitam introduzir novos métodos de relação colaborativa com os parceiros, maior eficiência na criação e gestão de conteúdos turísticos e processos mais eficazes de comunicação, distribuição e comercialização internacionais;
(3) Participar na transformação digital do Turismo internacional, alavancando a expansão das marcas a outros destinos e potenciando o cross-selling com marketplaces internacionais;
(4) Consolidar o posicionamento inovador na estruturação de produtos turísticos diferenciados, que proporcionem experiências distintas e genuínas sobretudo no interior do país, e que correspondam às motivações da procura;
(5) Contribuir para o reforço do posicionamento turístico de Portugal nos principais mercados emissores internacionais, valorizando simultaneamente o património Natural e Cultural do país.
Ações em curso/terminadas:
Disponibilização do novo marketplace TRY PORTUGAL com tecnologia AI para o acesso e tratamento de dados B2B e B2C, assegurando a distribuição e comercialização digitais, suportadas em forte promoção internacional.
Expansão do conceito e tecnologia para mercados de proximidade (Espanha) e para outros que resultem de parcerias com Operadores internacionais.
Co-produção de eventos internacionais que potenciem e ampliem a distribuição da oferta turística nos mercados emissores.
Sistemas de Incentivos: SI2E – ATRAIR
Designação do Projeto: Aposta em modelo empresarias inovadores e na valorização dos fatores imateriais de competitividade com vista à conquista de uma presença ativa no mercado global, através da valorização do Território e da promoção do destino Portugal nos mercados internacionais.
Código do Projeto: CENTRO-04-3827-FEDER-001579
Objetivo principal: Outras intervenções de apoio ao empreendedorismo e criação de emprego (intervenções AG).
Região de Intervenção: CENTRO
Entidade Beneficiária: Upstream – Valorização do Território, S.A.
Data da Aprovação: 02/04/2019
Data do Início: 21/11/2018
Data de Conclusão: 20/05/2021
Apoio Financeiro da União Europeia: 88.163,19€
Objetivos, atividade e resultados esperados:
A Operação TRY CENTRO DE PORTUGAL – NOVOS PRODUTOS, EVENTOS E SERVIÇOS DE TURISMO ATIVO, CULTURAL E DESPORTIVO EM NATUREZA é um projeto da UPSTREAM SA a qual apresenta como missão a Valorização do Território através da promoção do destino Portugal e do seu Património Natural e Cultural, nos mercados externos, atuando no âmbito do Turismo Ativo e Cultural e potenciando oportunidades de desenvolvimento de base local com alcance global. Neste seguimento, a UPSTREAM desenvolve a sua atividade tendo por base os seguintes eixos estratégicos:
(1) Valorização do território, promovendo a integração, de forma sustentável, dos ativos e recursos endógenos, naturais e culturais, em produtos turísticos diferenciadores e customizados;
(2) Focalização nos Mercados Externos, em Clientes e Atividades Específicas e de Nichos;
(3) Estabelecimento de Redes de Cooperação e de articulação sinérgica com os Agentes Turísticos e formação de Parcerias locais que permitam ganhar escala e capacidade na oferta;
(4) Desenvolvimento e Promoção de novas Marcas que se articulem entre elas, com base nos Produtos e Serviços endógenos desenvolvidos no Território;
(5) Estruturação e desenvolvimento de um conjunto de Serviços e Produtos que se integrem em pacotes turísticos de escala nacional, nas áreas do Turismo Ativo, de Bem-Estar e do Turismo Cultural/Criativo.
Objetivos:
A Operação TRY CENTRO DE PORTUGAL visa incrementar a capacitação e qualificação da empresa para a estruturação e comercialização de produtos inovadores de Turismo Ativo, Cultural e Desportivo que integrem os ativos naturais e culturais dos territórios do Interior da região Centro, visando a valorização do Território e um incremento progressivo da sua competitividade e notoriedade turísticas nos mercados internacionais.
Ações em curso/terminadas:
Introdução de novos métodos e ferramentas digitais de organização do trabalho e do reforço das capacidades de gestão, da conceção e registo de marcas próprias TRY PORTUGAL, TRY IBERIA e CIS – Caminhos Ibéricos de Santiago;
Promoção das competências de desenvolvimento de produtos e serviços turísticos com presença em feiras internacionais FITUR e ETOA;
Incremento da competitividade, com os subsequentes impactos ao nível do volume de negócios local da Upstream.
Contratação de 2 técnicos qualificados para auxiliarem a empresa no processo de desenvolvimento de novos produtos, nomeadamente na promoção, divulgação e desenvolvimento de ações a nível internacional.
Sistema de Incentivos: SI Internacionalização
Designação do Projeto: Aposta em modelo empresarias inovadores e na valorização dos fatores imateriais de competitividade com vista à conquista de uma presença ativa no mercado global, através da valorização do Território e da promoção do destino Portugal nos mercados internacionais.
Código do Projeto: CENTRO-02-0752-feder-025556
Objetivo principal: Reforçar a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas
Região de Intervenção: CENTRO
Entidade Beneficiária: Upstream – Valorização do Território, S.A.
Data da Aprovação: 18/05/2017
Data do Início: 01/07/2017
Data de Conclusão: 31/12/2019
Apoio Financeiro da União Europeia: 93.186,73€
Objetivos, atividade e resultados esperados:
A UPSTREAM dedica a sua atividade à organização de atividades, experiências, programas e eventos de animação turística, desportiva, ambiental, cultural e de bem-estar, que utilizam e valorizam os recursos naturais, culturais e patrimoniais do território nacional. A empresa promove e gere uma rede de serviços e uma plataforma de “booking” para o portfólio de experiências turísticas de promoção próprias e de desenvolvidas pela rede de parceiros a estabelecer. Esta plataforma permitirá a elaboração de rotas, mapas e “road-books” georreferenciados em função das preferências do viajante.
Objetivos:
Promover o território Portugal nos mercados externos, adaptando-se às mudanças e motivações diversificadas dos turistas;
Apostar nas ações de marketing digital para promover o serviço, ao mesmo tempo em que aposta na criação de programas turísticos próprios de modo a proporcionar experiências diversificadas aos seus clientes.
Ações em curso:
Participação em feiras internacionais, como expositor, como pro exemplo FITUR Madrid, ITB Berlin, WTM Londres, ABAV São Paulo;
Presença na web: aposta em campanhas de SEO para aumentar a visibilidade da empresa nos motores de busca;
Desenvolvimento e promoção internacional de marcas: desenvolvimento e registo internacional da marca, aumentado a notoriedade da empresa nos mercados externos e de forma a criar uma imagem forte e sólida a nível internacional;
Prospecção e presença em mercados internacionais: realização de ações de prospecção em mercados internacionais com o objetivo de estudar os mercados e as ofertas dos concorrentes, bem como angariar novos cliente e desenvolver parcerias nos mercados externos. Adicionalmente, a Upstream irá realizar ações de missão inversa com o intuito de dar a conhecer a empresa e os seus produtos a clientes, operadores, media e bloggers;
Marketing internacional: realização de um estudo de mercado que visa analisar os mercados alvo e definir a estratégia de internacionalização e elaboração de um plano de marketing internacional com o intuito de obter informação acerca dos concorrentes e definição das ações a desenvolver;
Desenvolvimento de material promocional multilingues para apresentar a empresa e os seus serviços aos clientes;
A Upstream irá realizar ações de marketing em unidades hoteleiras nacionais para os turistas estrangeiros que estão ai hospedados e irá realizar uma galeria fotográfica e vídeos promocionais que será disponibilizados no website para que potenciais clientes e parceiros tenham acesso e serão utilizados nas férias internacionais com o intuito de divulgar os produtos, a marca e a empresa a um maior número de potências clientes possível;
A empresa irá investir na contratação de serviços de assessoria internacional de Relações Públicas para auxiliar nas ações a decorrer nos mercados externos, nomeadamente serviços de tradução, assessoria de imprensa, follow up e lançamento de produtos;
Desenvolver conteúdos para divulgação dos serviços e da empresa nos mercados externos através de publicidade digital e em imprensa especializada, newsletters, blogs e artigos;
A empresa irá desenvolver expositores promocionais para suporte dos materiais durante as ações de promoção que vias aumentar a visibilidade da empresa;
Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas:
Contratação de 2 técnicos qualificados para auxiliarem a empresa no processo de internacionalização, nomeadamente na promoção, divulgação e desenvolvimento de ações a nível internacional.
A empresa pretende a internacionalização em 21 mercados externos.
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